domingo, 2 de agosto de 2015

Como usar música para ser mais produtivo: ouça e estude!



Nós não queremos estudar, queremos nos divertir! É um fato e como todos os fatos, são inquestionáveis. Podemos chamar de “Axioma da Relação Estudo-Diversão” (sim, eu acabei de criá-lo). Eu sei muito bem como é ter problemas de concentração, como é realmente difícil encontrar aquele momento perfeito onde enfiaremos a cara nos livros para estudar e nada mais. Parar? Só quando todo o conteúdo daquela prova que teremos na segunda-feira estiver inteiramente em nossa cabeça. 

Mas a cabeça dos estudantes (acho errôneo focar somente nos universitários, afinal, tenho esse problema desde o ensino fundamental) é um turbilhão de ideias, vontades e pensamentos desconexos. Justamente quando você está tentando entender como aquele cálculo estatístico funciona, surge o pensamento “Cara, eu poderia estar vendo  aquela série maravilhosa que eu descobri ontem na Netflix”.

Um dos truques para tentar enganar a mente, que pelo menos eu utilizo e ajuda muito a neutralizar pensamentos paraquedas, é utilizar a música como aliada nas horas do estudo. Algumas pessoas escutam música quando estão lendo para que assim não ouçam os ruídos externos e ainda adicionar de brinde uma trilha sonora para a história que estão lendo.

Dicas importantes para você que quer utilizar a música na hora dos estudos:

#1 – Não escolha músicas que tenham uma carga emocional muito grande para você;

#2 – Tente evitar aquelas faixas que fazem você querer sair dançando pela sala (elas podem ajudar em outros momentos, mas não muito neste... Só se for uma prova prática sobre Twerking);

#3 – Escolha músicas leves, calmas e que possam te desacelerar ao mesmo tempo em que façam a sua mente trabalhar melhor;

#4 – Procure artistas e canções que você não seja muito familiarizado (essa dica é um tanto quanto pessoal, funciona brilhantemente comigo);

#5 – Escute Indie e suas vertentes (essa é a dica mais pessoal de todas).


Se você resolveu seguir as minhas dicas e está agora se perguntando onde vai encontrar essas músicas ideais para estudar, não fique preocupado, pequeno gafanhoto. Músicas agitadas são ótimas para extravasar, mas durante os estudos o que você precisa de verdade é de muita concentração e inspiração. Se você quiser algumas dicas, aqui vão elas: 



A maravilhosa banda britânica, London Grammar, com o seu tão singular trip hop. O álbum "If you wait" é uma ótima dica para quem quer relaxar e aumentar a concentração durante os estudos. 




A canadense, Allie X, com o seu som que mistura na medida certa o pop, as batidas e o conceito indie. O seu ep "CollXtion I" também é uma ótima pedida para a playlist. 




Broods, a banda dos irmãos Nott e da terra da cantora Lorde e o seu álbum de estreia "Evergreen" possuem uma capacidade de te levar para uma outra dimensão!




E para fechar com chave de ouro as minhas indicações: Azure Blue! Definitivamente o som hipnotizante de suas músicas aumentará sua concentração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário